por Felipe Damo*

 

Estive na noite de sexta-feira no encontro de refundação do Partido Socialista Brasileiro em Itajaí, que aconteceu nas dependências do Clube Náutico Almirante Barroso. Apesar de ser um fiuzista de quatro costados, compareci ao território inimigo em solidariedade ao Amauri e aos companheiros socialistas que compartilham conosco muitas lutas, sonhos e uma longa história de transformação social.

 

Fundado em 1947, a partir da Esquerda Democrática, o PSB foi um partido de grandes quadros. Já teve em suas fileiras figuras notáveis como Antônio Houaiss, João Mangabeira, Barbosa Lima Sobrinho, Hélio Pellegrino, Rubem Braga, José Lins do Rego, Antônio Cândido, entre outros. Foi durante muito tempo o partido dos intelectuais, da classe artística esclarecida.

 

O PSB sempre representou um socialismo romântico, bem comportado. Antes do golpe militar e da funesta ditadura de 64 tinha como símbolo um jabuti, porque defendia um caminho gradual e progressivo rumo ao socialismo, longe dos extremismos de então. Mas o extremismo dos militares não deu chance aos socialistas e o registro do partido foi cassado pelos generais. Seus líderes foram mandados para fora do Brasil em uma espécie de férias forçada que durou duas décadas.

 

Com a abertura democrática nos idos de oitenta, o partido voltou reformulado sob a batuta de Miguel Arraes, recém-chegado do exílio na Argélia. Adotou um socialismo moderno, colocou a pombinha pacifista na bandeira e assumiu, junto ao PT, a luta pela defesa da liberdade e da democracia no país.

 

Desde então o PSB tem sido um partido de gente séria. Hoje ainda abriga personalidades de vulto como Ariano Suassuna, Luiza Erundina, Ciro Gomes, Raimundo Fagner e Roberto Amaral, só pra citar alguns. É, sem sombra de dúvida, o partido mais charmoso do Brasil.

 

E falando em charme, é o partido da umdia/quemsabe/futura primeira-dama Patrícia Pillar. Ah, a Patrícia Pillar… não é preciso falar mais nada… viva o PSB!

 

*o autor é poeta e presidente do Partido dos Trabalhadores de Itajaí

 

Anúncios