I

 

querida

a semana começa

tenho que refazer algumas crenças

e você trabalhar pra ficar rica

 

 

II

 

amanhã é segunda-feira

o farmacêutico vai cruzar a esquina

com seu ar solene e franco

também a professora nova

e a moça que arruma a vitrina

o bancário apressado

o pipoqueiro da praça

e o policial com rosto quadrado

todos serão o cenário

pra manhã que cedo se abre

nas padarias e bancas

nas ruas do centro da cidade

 

III

 

você vai para o trabalho

eu vou para o trabalho

e junto com você e eu

vai o povo brasileiro

marchando em plena segunda-feira

alguns se amam

outros se odeiam

mas a semana começa pra todos

 

IV

 

amanhã é segunda-feira

faça chuva ou faça sol

eu  – que não li a previsão do tempo –

vou abrir o jornal sob a presença

calada e discreta

de uma xícara de chá quente

enquanto do alto do edifício

você olha o mar

o morro

a cidade

a segunda-feira

e não me vê

